O mais importante de Magritte

Updated: Nov 9, 2018






Se você está em São Francisco, aproveite: vai somente até o próximo domingo (28 de outubro) a exposição "René Magritte: A quinta temporada", no SF MOMA (Museu de Arte Moderna de San Francisco). A mostra exclusiva apresenta mais de 70 trabalhos do artista belga e nos faz conhecer bastante sobre a última - e extraordinária - fase de sua carreira.


Essa é a exposição mais completa do mundo - que não vai viajar para nenhum outro lugar - sobre as obras surrealistas assinadas por um dos maiores símbolos do movimento regido pelos impulsos do subconsciente. A mostra centra-se em pinturas criadas de 1943 a 1967, ano em que Magritte morreu (aos 68 anos), e apresenta a virada radical na carreira do artista, que abandonou o estilo clássico para investigar o papel da arte e seus múltiplos significados.


Algumas de suas pinturas mais emblemáticas fazem parte da exposição, como as que lançam mão da hipertrofia, uma das marcas de seu trabalho - ele costumava alterar a proporção de objetos familiares, criando imagens de grande estranhamento. A proposta da mostra é muito bem esclarecida em um excelente áudio preparado para ser ouvido através de fones, que conta histórias sobre o artista e os trabalhos apresentados.


Na saída, o público ainda pode brincar de interagir com a obra do artista e registrar em fotos esse momento. Definitivamente, vale muito a pena enfrentar as filas que inevitavelmente se formarão na porta do museu até o próximo domingo.


Para comprar ingressos e obter mais informações, entre em sfmoma.org ou ligue para  414 357-400


Luciana Werner . San Francisco . USA